Perfil ou fanpage? Eis a questão
Não é segredo para ninguém que as redes sociais são amplamente utilizadas para conectar as pessoas de forma profissional e pessoal. A dúvida é, para alavancar os negócios, devo ter perfil ou fanpage?
Considerando o uso para os negócios, além do fato de que o perfil tem funcionalidades limitadas, o Facebook não permite utilização desta conta para fins comerciais. Por isso, é importante ter uma fanpage para divulgar o seu produto ou serviço.
Para entender melhor a diferença entre os dois tipos, vejamos algumas características:
Perfil
No conta pessoal, o número de amigos é limitado a 5 mil. O conteúdo postado só pode ser administrado pelo proprietário da conta e não é possível promover nenhum post publicado.
Fanpage
Já na página, o número de fãs é ilimitado. A fanpage pode ter vários administradores. É permitida a instalação de aplicativos para interagir com os visitantes e, principalmente, permite a divulgação do trabalho por meio de anúncios pagos, direcionados para públicos específicos e com mensuração de resultados.
Por isso, se você considera melhorar a divulgação do seu produto ou serviço, deve pensar em ter uma página profissional.
O que muitas pessoas não sabem é que é possível criar uma fanpage a partir do seu perfil e transformar os amigos em fãs. Não é preciso começar a conquistar seguidores do zero, pois todo network conquistado com ao longo do tempo é mantido.
Nesse processo você vai manter sua conta pessoal, podendo administrar sua fanpage, que será criada com o mesmo nome do seu perfil.
Vale lembrar que o Facebook não vai levar seus posts, mensagens e fotos para a nova página. Além dos fãs, só será possível usar a mesma capa e foto do perfil.
Por isso, é importante fazer um backup do seu conteúdo. Basta entrar em Configurações da conta > Geral > Baixe uma cópia dos seus dados no Facebook.
Independente desta ação, o backup é uma rotina importante para manter seu material sempre em segurança.
O link para fazer a transição de perfil para fanpage é www.facebook.com/pages/create/migrate/
Basta seguir os passos.
As ferramentas que ajudam a transferir as informações do perfil para a página ficam disponíveis por 14 dias após a conclusão da conversão. Então faça tudo que for preciso nesse período.
Lembrando que para que sua fanpage fique bem otimizada, é preciso preencher os dados corretamente, como categoria, nome, endereço (no caso de negócio local), descrição e todas as informações que permitem que seu público entenda o propósito da sua página e se conecte com ela.
Além disso, a dica é estudar e planejar um conteúdo relevante para publicação. Entregando qualidade você conseguirá engajar seus fãs e ampliar seu alcance.
Imagem: Freepik