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Desvendando o conteúdo evergreen e como ele ajuda o SEO do seu site

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Desvendando o conteúdo evergreen e como ele ajuda o SEO do seu site

Se você está trabalhando com SEO, marketing de conteúdo ou qualquer tipo de divulgação na internet, é muito provável que tenha escutado o termo conteúdo evergreen e lhe foi recomendado que seu site deve contar com este tipo de material. Então, o que é o evergreen e por que estes artigos são muito bons para o SEO do seu site?

Neste artigo, serão explicados os conceitos básicos dos artigos de evergreen, como escrever um conteúdo de evergreen e por que incorporar na estratégia do seu blog é essencial ter um conteúdo matador.

 

O que é o conteúdo de evergreen?

O conteúdo evergreen é um texto que é relevante e se mantém útil para os leitores.

 

Por que é chamado evergreen?

O termo evergreen (sempre verde) tem referência nas árvores sempre verdes (geralmente de pinho ou abeto) que são frequentemente utilizados para decorar as casas de Natal. A árvore evergreen é um símbolo de vida eterna, porque preserva suas folhas ao longo das estações. Assim como estas árvores, este tipo de conteúdo é considerado sustentável e duradouro.

Talvez você esteja pensando que todo o conteúdo online é durável, pois os artigos e as entradas de blog nunca desaparecem. Mas quando falamos de conteúdo evergreen, queremos dizer que ele é relevante mesmo muito tempo depois de sua publicação, de forma que o tráfego cresce com o tempo.

Para esclarecer melhor que tipo de artigo é considerado evergreen, são listados alguns assuntos que não se encaixam nessa categoria. Confira!

 

O que não é considerado evergreen

  • Notícias factuais
  • Estatísticas ou razões numéricas que podem mudar e tornar-se obsoletas
  • Notícias sobre um feriado ou temporada específica
  • Artigos que se concentram em tendência atual, da moda ou da cultura pop
  • Últimas tendências em moda

O conteúdo evergreen não tem data de validade e pode manter seu valor a longo prazo. Uma matéria sobre um lançamento imobiliário, por exemplo, não se enquadra na categoria evergreen, porque se tornará obsoleta dentro de poucos meses e muitas das palavras-chave associadas a esse tema terminarão perdidas no Google, pois nunca mais vão ser procuradas.

planejamento

Formatos comuns de conteúdo evergreen

Agora temos uma lista de alguns formatos comuns de conteúdo duradouros a serem considerados.

  • Listas
  • Dicas matadoras
  • Tutoriais de como fazer.
  • Review de produtos
  • Vídeos

Escrever estes tipos de texto não faz com que seu artigo seja evergreen, porém estas estruturas tendem a funcionar bem para este tipo de estratégia.

Os vídeos são especialmente eficazes quando se precisa ilustrar um artigo de “como fazer”. Por exemplo, como “congelar um alimento” ou “como fazer uma peça de artesanato”. Caso não seja possível fazer vídeos, é importante considerar o uso de uma série de imagens com o passo a passo (fotos, ilustrações ou infográficos).

 

Ideias para artigos evergreen

Alguns temas que nunca envelhecem! A lista abaixo sugere algumas ideias de artigos sempre em voga:

  • Amor e romance
  • Comida e Bebida
  • Finanças e Dicas de Economia
  • Cuidar com os filhos
  • Perda de peso
  • Emprego e carreira profissional
  • Cuidados com animais

É importante que você sempre trate os temas que são relevantes para o seu negócio. Se vende produtos de beleza, os artigos podem falar sobre “Como cuidar da pelo no inverno” ou “Dicas importantes para seu cabelo estar sempre lindo”. Se você estiver buscando clientes para venda de maquiagem, por exemplo, fazer um artigo sobre “como aplicar o rímel para ele durar mais horas” funcionaria como um artigo evergreen.

O problema com a criação de bons artigos evergreen é que, algumas vezes, existe a sensação de que os melhores temas já têm textos na web, talvez até em excesso. Neste caso, o segredo é adicionar um único ponto de vista sobre um tema popular ou aprofundar e fornecer mais detalhes. Procure por palavras-chave de cauda longa que tenham um volume de buscas, mas não com uma concorrência muito alta. Se você tem um nicho de mercado específico, pode descobrir que existe pouco conteúdo na internet sobre o tema, fazendo com que seus textos sejam ainda mais valiosos.

 

Exemplos de conteúdo evergreen

Aqui estão alguns exemplos específicos do que seriam considerados artigos evergreen:

  • Como montar uma caixa de bijuterias – Tutoriais claros e práticos, com boas fotos que tornam os artigos evergreen muito mais interessantes.
  • 10 maneiras de aproveitar as garrafas pet – imagine um futuro em que a reciclagem vai ser cada vez mais importante.
  •  5 maneiras que acalmar o seu bebê – Há pessoas nascendo o tempo todo e os pais de primeira viagem estão sempre em busca de boas dicas. Um artigo deste tipo manterá seu valor durante anos.

SEO

Combinar conteúdo sustentável com palavras-chave populares

O conteúdo evergreen é uma parte importante de uma boa estratégia de marketing de conteúdo, mas se torna ainda mais poderosa quando combinada com técnicas de SEO.

Considere a possibilidade de basear os seus artigos evergreen em palavras-chave que você gostaria de posicionar seu site. Mesmo o artigo mais duradouro não vale muito se não houver busca pelo tema ou se não for relacionado com o seu negócio. Então, faça uma boa pesquisa por palavras-chave.

Tenha certeza de seguir as técnicas básicas de SEO como a otimização de palavras-chave on page, o uso de texto alternativo (alt) de suas imagens e a inclusão de botões de compartilhamento nas redes sociais. Quanto mais fácil for achar o seu artigo, mais ele pode ser visto, compartilhado e linkado. O que irá impulsionar o tráfego por um longo tempo.

 

Dicas para escrever conteúdo evergreen

Não escreva para especialistas

Às vezes, você pode sentir a necessidade de escrever um artigo que demonstre o seu domínio sobre um assunto em particular, mas isso pode ser um grande erro. Os especialistas são menos propensos a procurar ajuda. Seu público-alvo deve ser principalmente os iniciantes e você deve gerar conteúdo dirigido a eles.

Evite a linguagem excessivamente técnica

Considerando que seu conteúdo é para iniciantes, a linguagem complicada e técnica pode assustá-los. Assim, concentre suas forças em escrever de forma simples e objetiva.

Seja específico

Se o tema escolhido for muito amplo e o seu artigo ficar muito longo, é possível que perca o interesse dos leitores iniciantes. Os temas mais amplos tendem a ter palavras-chave mais curtas ou termos principais mais concorridos. Escrever um artigo imenso é ainda mais difícil. Temas simples e específicos como “Como aplicar o batom corretamente” vs. “Guia de técnicas para aplicação do batom” são mais atraentes.

Faça link entre os artigos

Se você está fazendo uma guia completo sobre um tema como “Guia para manutenção da sua bicicleta”, divida o tema em partes específicas como “Como trocar o selim da bicicleta” e “Como substituir o pneu da bicicleta” e faça link entre estes artigos. Isto é fundamental para o SEO e permite aos leitores resolver uma necessidade específica, além de também guia-los para outros artigos relevantes.

Reutilize seu conteúdo

Quando criar um artigo grande, procure formas reescrever e reutilizar em outros formatos. Aqui estão algumas idéias para novas utilizações de seu conteúdo: tutoriais em vídeo, apresentação de powerpoint, e-books, Quadros no Pinterest, infográficos, slideshow e podcast.

conteúdo diversificado

Não use apenas textos evergreen

O conteúdo da web de evergreen é muito valioso, mas isso não significa que todo o seu conteúdo deve ser deste tipo. Os artigos factuais também têm seu valor.

Um assunto de momento, sobre um lançamento imobiliário, como citado acima neste artigo, não se qualifica como evergreen, porque em breve será obsoleto, mas a vantagem de escrever sobre este tema é que neste momento ele pode estar sendo procurado e comentado. Ou seja, um texto que fala sobre a oportunidade de comprar um imóvel poderia atrair muito tráfego para seu site nos próximos meses. O mesmo se aplica a um artigo que usa estatísticas recentes e que é objeto de uma grande procura. Publicações como estas continuam sendo muito valiosas e importantes para atrair visitantes, mesmo que depois se tornem obsoletas.

O valor de um artigo evergreen é o potencial de continuar a atrair tráfego para o seu site durante muitos meses ou mesmo anos. A melhor estratégia de marketing de conteúdo é baseado em uma mistura de artigos factuais e textos de longa duração.

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