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Conheça o significado dos 12 principais termos utilizados nas métricas dos anúncios da internet

Anúncios da Internet

Conheça o significado dos 12 principais termos utilizados nas métricas dos anúncios da internet

Uma luz sobre os principais termos na interpretação das métricas dos anúncios da internet

Quem começa a utilizar a internet para divulgar seu produto ou serviço por meio de anúncios encontra uma grande quantidade de termos do marketing digital que são completamente desconhecidos. São várias siglas para interpretar e os relatórios de métricas acabam ficando difíceis de entender. Por isso, separei o significado alguns das principais siglas utilizadas para dar uma luz na hora de interpretar o resultado do seu investimento em publicidade online.

 

Leia e entenda melhor esse universo.

 

O que são Cliques?

O usuário se converte em um clique quando é redirecionado para uma página por meio de resultados orgânicos ou links patrocinados do Google. A partir disso, o profissional de marketing terá mais controle sobre os mecanismos de indexação adicionados na página.

 

Cliques Duplos

Os cliques duplos são campanhas que oferecem pagamento somente quando o usuário clica duas vezes no link ou banner.

 

Impressões (Views)

As impressões são contabilizadas pela quantidade de vezes que determinada publicação patrocinada é visualizada por um usuário em algum canal de comunicação, seja por mecanismos de pesquisa ou redes sociais.

 

Taxa de Clique (CTR)

A métrica mostra quantas impressões foram convertidas em cliques no anúncio. Um CTR com a média semelhante a taxa de impressões significa que o anúncio é atrativo para o público que deseja conquistar.

 

Custo Por Clique (CPC)

Na estratégia, as impressões não geram pagamentos, mas sim a quantidade de cliques que um link patrocinado recebe. Essa é uma alternativa vantajosa, já que os anunciantes pagam apenas por cliques efetivos de pessoas interessadas no produto ou serviço.

 

Custo Por Mil Impressões (CPM)

Neste método, as ações e conversões ficam em segundo plano, já que a contabilização do custo só é feita quando o anúncio gera mil impressões. Isto é, o anunciante só paga um valor já determinado antes de efetivar a campanha digital.

 

CPM Efetivo (eCPM)

O CPM Efetivo é uma métrica utilizada para avaliar o rendimento das campanhas publicitárias digitais feitas por um anunciante no chamado “inventário de mídia online”. A partir do seguinte cálculo, é possível identificar o lucro proporcionado pelos anúncios:

eCPM = rendimentos / impressões x 1000

 

Custo por ação (CPA)

O custo é gerado a partir de uma ação feita no site, ou seja, quando a compra de um serviço ou produto é efetivada.

 

Custo por Lead (CPL)

Essa é uma estratégia muito utilizada por programas de afiliados em que é proposto um cadastro para finalizar um procedimento. Quando um visitante se torna um potencial cliente, através do preenchimento de um formulário, por exemplo, gera-se o Custo por Lead.

 

Custo por download (CPD)

É o custo gerado pela quantidade de downloads de arquivos que vão, de alguma forma, promover um negócio.

 

Taxa de Conversão (CR)

A Taxa de Conversão é utilizada para mensurar o resultado de campanhas de marketing digital. As análises não abordam apenas as vendas efetivas, mas também o alcance de outros objetivos, como preenchimento de formulários, downloads, solicitação de orçamento ou a assinatura de uma newsletter.

 

Retorno Sobre Investimento (ROI)

O ROI analisa o lucro obtido a partir de determinado investimento em uma campanha digital. É uma métrica importante para entender o retorno obtido com base nos gastos de uma promoção.

 

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Foto: Freepik





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